Lacan aborda a questão da formação dos analistas por um viés extremamente crítico. Em seu artigo “Situação da psicanálise e formação do psicanalista em 1956”, aponta os caminhos de uma formação válida ao mesmo tempo em que critica a formação que era oferecida nas instituições psicanalíticas ligadas à IPA. Nesse artigo condena a ausência de rigor conceitual presente na literatura analítica e a curiosa posição de extraterritorialidade do ensino da psicanálise por ter se tornado metódico, estacionário e estéril. O ensino da psicanálise havia se tornado uma espécie de doutrina contrária a uma exploração científica aberta.
Movido por tais questões Lacan propõe um retorno a Freud capaz de propiciar um ensino digno desse nome, pois considera essa via como única formação que podemos transmitir aqueles que nos seguem. Ela se chama: um estilo. (Lacan, 1957 p.460).
Um ensino digno do nome de Freud é o que tem por efeito próprio evocar a falta. Logo, o estilo proposto por Lacan teria como marca o posicionamento do psicanalista em sua relação com o saber, pois o psicanalista ao ensinar deve fazê-lo a partir da posição de sujeito barrado ($) tornando possível a emergência da falta e não da posição de Mestre. O discurso do analista sustenta um ensino onde o saber não se constitui como verdade absoluta, ao mesmo tempo em que torna possível que o desejo de prosseguir com a formação analítica possam advir. (Lacan, 2003 p. 307-308).
O psicanalista Antonio Quinet assinala no artigo “O estilo, o analista e a escola” que o analista opera a partir de seu estilo através do qual ele sustenta o desejo do analista, sendo este o operador lógico de todo processo analítico. Por sua vez, Lacan considera que o desejo do analista é uma função que se constitui a partir da análise do próprio analista, de sua experiência com o inconsciente em sua própria análise.
No escrito “Alocução sobre o ensino” Lacan, (2003), afirma que o analista ao ensinar, o faz a partir de sua experiência com o inconsciente enquanto psicanalisante. A análise pessoal se constitui, portanto, como única via possível para a formação, cabendo ao analista autorizar-se de si mesmo quando se propõe a transmitir a psicanálise. Com esta proposição Lacan amplia a questão da formação para além do tripé freudiano, lançando sobre os analistas a responsabilidade em sustentar um desejo absolutamente singular: o desejo do analista. (Lacan, 2003 p. 248).
Consideramos que o analista, com seu estilo, deve sustentar o desejo de transmitir a psicanálise segundo os dispositivos que operam na formação do analista – análise pessoal, estudo teórico e supervisão – no âmbito da Instituição psicanalítica (psicanálise em intenção). Entretanto, Lacan na “Proposição de nove de outubro de 1967” salienta que a Escola ao formar analistas não faz mais do que preparar operadores para a psicanálise em extensão, deixando claro que existem operadores na formação do analista que sustentam a presença da psicanálise no mundo. Lacan salienta que existe uma continuidade entre a psicanálise em intenção e a psicanálise em extensão exemplificada na topologia moebiana do oito interior, onde não há dentro e fora, mas sim um movimento contínuo, tal como indica: “é no próprio horizonte da psicanálise em extensão que se ata o círculo interior que traçamos como hiância da psicanálise em intensão” (Lacan, 2003 [1967], p.261).
LACAN, J. A psicanálise e seu ensino in Escritos. Rio de Janeiro: Zahar. 1998.
LACAN, J. Alocução sobre o ensino in Outros Escritos. Rio de Janeiro: Zahar. 2003.
________. Proposição de nove de outubro de 1967 sobre o psicanalista da escola in Outros Escritos. Rio de Janeiro: Zahar. 2003.
________. O Seminário livro 17 – O avesso da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar. 1992.
LEITE, Sonia. Formação e transmissão - o que nos ensinam os escritores e os poetas? disponível em: www.psikeba.com.ar/articulos/SL_escritores_poetas.htm.
QUINET, Antonio. O estilo, o analista e a escola disponível em: www.lacan.orgfree.com/artigos.
Joana, adoro o comentário com que começa o seu BLog: «a percepção interna é o maior bem que o ser humano pode...». maravilhoso. Ás palavras de Fernando Pessoa também são lindas. Passei aqui por acaso e vou voltar. Depois conto mais coisas: estou a fazer o mestrado em psicologia, universidade de Lisboa, com especialidade em Dinâmica.
ResponderExcluirbjs
ana castro
Obrigado Ana! Que bom ter interlocutores em outro pais!
ExcluirJoana, mais uma coisa. deixo aqui o meu blogg.
ResponderExcluirprocuremnofundo.blogspot.com
um abraço
outra vez,
ana V castro
Ola Joana,
ResponderExcluirEncontrei alguns trabalhos de psicanalise em sua autoria e gostei muito e também gostaria de compartilhar com os meu alunos e para isso estou entrando em contato com você e pedindo sua permissão para usa-los em minhas aulas.
Aguardo Respostas.fabiopsicanalista@bol.com.br
Grato muito Obrigado
Fabio, não vejo problema em vocês utilizar meus textos desde que cite a fonte. Um abraço.
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