sábado, 18 de junho de 2011

LACAN E A FORMAÇÃO DO PSICANALISTA

Lacan aborda a questão da formação dos analistas por um viés extremamente crítico. Em seu artigo “Situação da psicanálise e formação do psicanalista em 1956”, aponta os caminhos de uma formação válida ao mesmo tempo em que critica a formação que era oferecida nas instituições psicanalíticas ligadas à IPA. Nesse artigo condena a ausência de rigor conceitual presente na literatura analítica e a curiosa posição de extraterritorialidade do ensino da psicanálise por ter se tornado metódico, estacionário e estéril. O ensino da psicanálise havia se tornado uma espécie de doutrina contrária a uma exploração científica aberta.

Movido por tais questões Lacan propõe um retorno a Freud capaz de propiciar um ensino digno desse nome, pois considera essa via como única formação que podemos transmitir aqueles que nos seguem. Ela se chama: um estilo. (Lacan, 1957 p.460).

Um ensino digno do nome de Freud é o que tem por efeito próprio evocar a falta. Logo, o estilo proposto por Lacan teria como marca o posicionamento do psicanalista em sua relação com o saber, pois o psicanalista ao ensinar deve fazê-lo a partir da posição de sujeito barrado ($) tornando possível a emergência da falta e não da posição de Mestre. O discurso do analista sustenta um ensino onde o saber não se constitui como verdade absoluta, ao mesmo tempo em que torna possível que o desejo de prosseguir com a formação analítica possam advir. (Lacan, 2003 p. 307-308).

O psicanalista Antonio Quinet assinala no artigo “O estilo, o analista e a escola” que o analista opera a partir de seu estilo através do qual ele sustenta o desejo do analista, sendo este o operador lógico de todo processo analítico. Por sua vez, Lacan considera que o desejo do analista é uma função que se constitui a partir da análise do próprio analista, de sua experiência com o inconsciente em sua própria análise.

No escrito “Alocução sobre o ensino” Lacan, (2003), afirma que o analista ao ensinar, o faz a partir de sua experiência com o inconsciente enquanto psicanalisante. A análise pessoal se constitui, portanto, como única via possível para a formação, cabendo ao analista autorizar-se de si mesmo quando se propõe a transmitir a psicanálise. Com esta proposição Lacan amplia a questão da formação para além do tripé freudiano, lançando sobre os analistas a responsabilidade em sustentar um desejo absolutamente singular: o desejo do analista. (Lacan, 2003 p. 248).

Consideramos que o analista, com seu estilo, deve sustentar o desejo de transmitir a psicanálise segundo os dispositivos que operam na formação do analista – análise pessoal, estudo teórico e supervisão – no âmbito da Instituição psicanalítica (psicanálise em intenção). Entretanto, Lacan na “Proposição de nove de outubro de 1967” salienta que a Escola ao formar analistas não faz mais do que preparar operadores para a psicanálise em extensão, deixando claro que existem operadores na formação do analista que sustentam a presença da psicanálise no mundo. Lacan salienta que existe uma continuidade entre a psicanálise em intenção e a psicanálise em extensão exemplificada na topologia moebiana do oito interior, onde não há dentro e fora, mas sim um movimento contínuo, tal como indica: “é no próprio horizonte da psicanálise em extensão que se ata o círculo interior que traçamos como hiância da psicanálise em intensão” (Lacan, 2003 [1967], p.261).

REFERÊNCIAS:
 
LACAN, J. A psicanálise e seu ensino in Escritos. Rio de Janeiro: Zahar. 1998.


LACAN, J. Alocução sobre o ensino in Outros Escritos. Rio de Janeiro: Zahar. 2003.

________. Proposição de nove de outubro de 1967 sobre o psicanalista da escola in Outros Escritos. Rio de Janeiro: Zahar. 2003.

________. O Seminário livro 17 – O avesso da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar. 1992.

LEITE, Sonia. Formação e transmissão - o que nos ensinam os escritores e os poetas? disponível em: www.psikeba.com.ar/articulos/SL_escritores_poetas.htm.

QUINET, Antonio. O estilo, o analista e a escola disponível em: www.lacan.orgfree.com/artigos.

5 comentários:

  1. Joana, adoro o comentário com que começa o seu BLog: «a percepção interna é o maior bem que o ser humano pode...». maravilhoso. Ás palavras de Fernando Pessoa também são lindas. Passei aqui por acaso e vou voltar. Depois conto mais coisas: estou a fazer o mestrado em psicologia, universidade de Lisboa, com especialidade em Dinâmica.
    bjs
    ana castro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ana! Que bom ter interlocutores em outro pais!

      Excluir
  2. Joana, mais uma coisa. deixo aqui o meu blogg.
    procuremnofundo.blogspot.com
    um abraço
    outra vez,
    ana V castro

    ResponderExcluir
  3. Ola Joana,
    Encontrei alguns trabalhos de psicanalise em sua autoria e gostei muito e também gostaria de compartilhar com os meu alunos e para isso estou entrando em contato com você e pedindo sua permissão para usa-los em minhas aulas.
    Aguardo Respostas.fabiopsicanalista@bol.com.br
    Grato muito Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio, não vejo problema em vocês utilizar meus textos desde que cite a fonte. Um abraço.

      Excluir

Por favor deixe o seu recado para Joana Souza, psicanalista e palestrante.